segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Sacrofísica 1 - nomes, almas, linhas de ley e prana.

A malha de ley do planeta Ghara.


     É difícil pensar em algo sem dar um nome a isso. Sem um nome, como diferenciar algo de coisas parecidas ou iguais? Mesmo que seja um nome que você deu e só você saiba, nomear é preciso. Então aquilo se torna um conceito próprio, ganha identidade. Por exemplo, uma ilha com rochas afiadas sendo chamada de "Recife das Lanças" onde barcos naufragaram. Os sentimentos neste caso são de temor e raiva, mas tão válidos quanto amor e desejo. Estes sentimentos geram algo chamado "linha de ley", uma ligação etérea entre o ser que sente algo e o alvo destes sentimentos. Através desse elo flui prana, o elemento primordial* criado pelos sentimentos de alguém. Quanto mais fortes e ambivalentes forem os sentimentos, maior o fluxo de prana. Quando algo recebe uma quantidade suficiente de prana, este último se organiza em uma alma**. Tudo o que tem alma adquire consciência*** e sentimentos. Isto inclui o Recife das Lanças, o próprio planeta Ghara, todas as pessoas e até os deuses.

     Agora pense em quantas coisas você sente algo a respeito. Se você fosse um personagem em Ghara, tudo isto formaria inúmeras linhas de ley****. E isto vale para tudo o que teria uma alma. Esta complexa rede de linhas de ley é o que chamamos de "malha de ley". Através dela, o prana gerado por sentimentos flui até o Sol, que existe para refinar o prana "bruto" nos outros elementos: ar, terra, fogo e água. O Sol também cria prana puro: uma parte é reservada para criar novas estrelas e planetas que acomodem mais almas; o restante se torna luz solar.

     Todo o universo conhecido, chamado "Criação", funciona desta maneira desde que foi criado por EL, uma entidade que não existe mais. No lugar dela, agora existem os Arquétipos, modelos que uma entidade deve seguir para ser um dos deuses maiores.

*Os outros sendo ar, terra, fogo, água e mana.

**Pode-se pensar em uma alma como uma linha de ley formando um nó. Só que o nó é tão complexo e extenso que codifica a identidade, memórias, sentimentos e até características fisícas do ser correspondente. Tal código é chamado "Holonograma Prânico", ou HGP. No cenário, isto substitui o DNA. As coisas são mais estranhas do que possam parecer à primeira vista em Atma.

***Existem duas exceções: diabos, chamados de Diinferi, e demônios, chamados de Nefilims. São parasitas cósmicos, sugando prana da Criação. A razão para preferirem almas é porque são uma concentração de prana puro, mas existem nefilims capazes de absorver o prana ambiente, assim como outros elementos. Regiões áridas sobrenaturais como as Terras Inquietas são lugares que nunca se recuperaram do que os nefilims fizeram quando invadiram Ghara há mais de quinhentos anos.

****Este nome foi dado pelo Lorde Tristan Vexille. Usando uma fenda na realidade deixada pelos nefilims, situada no Vale de Ley na atual Abalm, ele pôde investigar a malha de ley e desenvolver os conceitos explicados acima. Os avanços tecnomágicos e prosperidades abalmianas decorrem desta pesquisa.

2 comentários:

  1. Bom saber que há iluminados espalhados aqui no Brasil tambem e espalhando a mensagem através do rpg...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nenhum iluminado aqui. Isto é ficção, não realidade. Por favor não confunda.

      Excluir