Ragnarok não é uma muralha de fato, mas diversas linhas quilométricas
de posições defensivas sobrepostas, desenvolvidas para canalizar o
inimigo por direções pré-determinadas. Estas posições defensivas são bollwerks,
centenas de redutos formados por casamatas, trincheiras, trilhos, muros, campos
minados e abrigos subterrâneos que também atacarão os flancos e
retaguarda das hordas inimigas enquanto elas lidam com as posições
defensivas da próxima linha.
Em certas batalhas, Neftul
empregou tantas hordas sacrificáveis que os intervalos entre as defesas
ficaram literalmente entupidos de mortos-vivos, cada bollwerk uma ilha
de desafio desesperado em um tsunami de zumbis, esqueletos e outros
seres. Apesar da autossuficiência e estoque de suprimentos, roupas
desinfectadas, lanças, redes anti-espírito, filtros para máscaras
contra miasma e munição, muitas defesas não resistem à pressão e
isolamento. Isto é esperado no planejamento defensivo de Technogestalt,
que frequentemente estoca cada bollwerk diferentemente, para que
resistam, ou não, de maneira a fazer o inimigo soterre uma área mas
alivie outra.
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Isto pode incluir fortalecer duas posições em um ponto de bloqueio unificado, seja por conexão física como túneis, ou tática como fogo cruzado.
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Névoa é uma tática neftualiana rotineira. Além de esconder as hordas mortas-vivas da artilharia, inclui alquimias tóxicas. Cavaleiros usando montarias importadas do império desbravam o nevoeiro, armados apenas com a audição e lança-arpões sinalizadores.
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Da mesma maneira, Neftul emprega o que parece ser uma massa
disforme de morte de maneiras diferentes conforme necessário, variando e
alterando a composição e qualidade das hordas. Provavelmente, apenas
Arcantos e Technogeist são capazes de compreender por inteiro os
detalhes táticos e estratégicos, cada comandante ou necromante nada mais
que um coadjuvante deste teatro de guerra, seguindo suas ordens.
Então, após as hordas estarem ocupadas com centenas de pontos de
resistência, dispersas e enfraquecidas, os cruzadores sobre trilhos
geisthane podem iniciar bombardeio e eliminação. Ainda assim, falta de
munição, pessoal, ou a absoluta superioridade numérica neftuliana podem
impedir que uma ofensiva seja totalmente eliminada antes da próxima
começar. Como tais ocasiões favorecem a mentalidade de cerco enraizada
na cultura scarnostiana, é possível que momentos de escassez sejam
propositais, embora Technogeist seja conservador no uso de seus recursos
humanos. Ele sabe que não tem hordas inesgotáveis a serem
desperdiçadas, e não utilizar pessoas devidamente vai contra os
princípios do Sargonismo.
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E se os líderes são coadjuvantes, o que dizer dos liderados?
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O Ministerium Statistiken Synergie (Ministério da
Sinergia Estatística) catalogou algumas batalhas entre Technogestalt e
Neftul como durando vários anos, episódios de uma guerra que já dura
seiscentos.
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