sábado, 20 de janeiro de 2018

Sacrofísica 3 - gravidade, o planeta e o seu interior.


Um desenho demonstrando como seria o interior do planeta Ghara.

     Você gosta de onde vive? Não? Tem emoções ambivalentes? Seja qual for a sua resposta, você deve ter sentimentos fortes sobre um ou mais lugares. No planeta Ghara, centro do cenário Atma, isto acaba por gerar gravidade. Pois a mesma é uma consequência de concentração de prana, não massa como no mundo real. Isto permite que hajam asteroides "vivos*" com gravidade igual a de um planeta, ou planetas desolados onde pedaços enormes se desprendem e flutuam.

     O planeta tem gravidade porque ele tem uma alma, resultado dos sentimentos diários de um bilhão de mortais sobre a sua superfície e interior. O propósito cósmico de planetas como Ghara é criar um espaço apropriado para mortais. Por isto, a alma do planeta** torna a gravidade, e diversos outros fatores, uniformes no seu interior. O interior do planeta não é todo sólido, mas inclui: cavernas tão vastas que possuem nuvens; pilares rochosos que sustentam nações inteiras na superfície; mares iluminados por relâmpagos telúricos; redes de magma cruzando o planeta, como artérias***; o acúmulo de prana puro no centro, letal ao olhar de tão brilhante; florestas de plantas semicristalinas**** e cogumelos**** luminescentes; vermes colossais escavando novas galerias, assim como pequenos carbuncos que se nutrem com os cristais preciosos deixados em seu rastro. Mesmo os anões de Kurskgrad só exploraram uma fração deste espaço. Incontáveis gerações de seres e muitas civilizações podem existir sob os pés do mundo conhecido. Em teoria, alguém poderia adentrar um fosso sem fundo e sair do outro lado do planeta. Quem se dispõe a testar isto?

*Portando um nexo, que é uma alma ligadas a tantas linhas de ley que se torna algo maior na escala cósmica, um núcleo da malha de ley local. Nexos podem ser espíritos, deuses menores, aventureiros poderosos, árvores antigas e muitas outras formas. Muitas cidades possuem os seus próprios nexos. Estas entidades podem, caso desejem, se comunicar com mortais. Isso abre a possibilidade de que se negocie acesso à malha de ley. Dois benefícios deste acesso são: poder se teleportar através da malha; ou viajar dentro da mesma para resgatar a alma de um companheiro morto. Isto, mais o ritual adequado, permite que se ressuscite alguém.

**Adorada de inúmeras formas: espíritos regionais, deuses da terra, Corallin etc.

***Os kurskianos pensam nos rios subterrâneos como veias. Quando água e magma se encontram, geram tremores e até terremotos.

****As fontes de energia destes seres vivos são a radiação do prana (pranotrófico), magnetismo (magnetrófico), calor (termotrófico) e rocha (litotrófico). E assim formam a base dos biomas subterrâneos, tão diversos e únicos quanto os acima da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário