terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Tribos-de-Bolso


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Barbarians_from_book.gif

     Muitas tribos bárbaras, como os trogot, se curvam ao império. Seja por temor, pragmatismo, dívida de honra ou porque Diveus submeteu os seus heróis e divindades à Matilha Vorkai, estes povos são coletivamente conhecidos como "tribos-de-bolso". O destino da maioria é adotar a cultura nortenha em maior ou menor grau ao longo de algumas gerações: o peso e inércia do império, seus cidadãos e mercadorias é inigualável aos olhos de alguns milhares e meia dúzia de xamãs e chefes.

    Uma política comum em muitos ducados fronteiriços é manter relações amigáveis com as milhares de tribos existentes além das fronteiras nortenhas, especialmente na cordilheira, floresta Viridis Orcum, e nas margens do Rio de Fogo. Assim, algumas tribos servem de aliadas ou barreiras contra tribos hostis, embora seja comum qualquer tribo forte, aliada ou não, cobiçar a riqueza imperial. Quando isto acontece, geralmente se favorece ou ajuda as demais tribos, incitando-as à união contra aqueles que poderiam atacá-los. Equipamento nortenho de segunda mão é então distribuído, e a fronteira é fortalecida para que o conflito tribal não afete o império. Alguns nobres ostentam possuir "reis" como vassalos, ou que seus domínios reais são maiores que o registrado. Alguns realmente exercem grande influência sobre vizinhos estrangeiros, mas o dinamismo volátil das sociedades tribais impede que tais influências durem muito tempo.

      Também não se deve subestimar a astúcia tribal, como fez o duque de Bythinya em 1321. Quando sua tribo favorita, os turogons*, mostrou sinais de ambição e hostilidade, ele adquiriu excedentes militares de diversos arsenais imperiais e distribuiu entre os koijons, turogudons**, finlenons e outras tribos menores***. Apenas quando cinco baronatos foram tomados é que se percebeu que tudo havia isso um engodo. As tribos haviam notado o quanto era comum serem usadas umas contra as outras, e planejado um teatro que induzisse o duque a reagir como sempre. Mas desta vez, as tribos se aliaram, e, armadas e equipadas às custas do próprio império, saquearam meio ducado durante dois anos. Após diversos confrontos, foram derrotadas pelas legiões na Batalha da Floresta Ruiva.

*"Filhos de Turog"

**"Bastardos de Turog"

***Metade das quais clamavam algum parentesco com "Turog". Contudo, não se sabe quem é esta pessoa, e as tribos discordam mesmo qual seria sua raça e sexo. O único ponto que todos concordam é que foi alguma forma de ancestral heroico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário