sábado, 6 de janeiro de 2018

Maciço de Orgothorax

     O Maciço de Orgothorax é um planalto de terra pedregosa onde residem as petrópoles dos clãs thorakitai. Mesmo que a etnia esteja espalhada pelo império e além, esta é a sua terra natal, onde os líderes dos clãs residem, negociam, brigam e recebem os juramentos que definem a sociedade thorakitai. A agricultura é difícil mas os tesouros minerais são incontáveis; ao contrário de outras raças, anões glorificam a mineração a ponto de excluir escravos, usando-os apenas em fazendas. Metade da população é humana, trabalhando nas fazendas de seus senhores e, no caso de escravos, mestres, anões. Amaranto, linho, cevada e olivas são os plantios principais. A pecuária é basicamente composta de cabras, thoratus e ovelhas. Quando matriarcas e patriarcas precisam discutir assuntos importantes para muitos clãs, se reúnem em Tyrintha: a maior e mais cosmopolita das petrópoles, um centro de comércio e mineração, e a capital do primeiro ducado semi-subterrâneo. 



     Esse é o ponto de partida para a colonização da cordilheira, a última área considerada civilizada. Isto é graças aos thorakitai, que se estabeleceram aqui após a diáspora trazida pela queda do império amaranto, séculos antes da existência do império do norte. E se a região parece segura, é devido aos seguidores de Thorak, o visionário que os guiou até este planalto: a mentalidade defensiva thorakitai é estabelecida literalmente em pedra, cada família compartilhando uma torre, cada quarto um andar; aldeias parecem sentinelas dominando os pontos altos nos arredores; cidades são apinhadas com torres, a "muralha" sendo simplesmente uma interligação das torres externas; estes mesmos povoados parecem pequenos até alguém visitá-los e ver como o mercado, salão comunal e outras áreas importantes ficam sob a terra.


     Mesmo depois que todos os pântanos foram drenados, apenas um quinto do solo é útil para a agricultura, nas planícies separadas por terras altas irregulares. O restante é muito rochoso e seco, ou simplesmente morros e montanhas onde reside a verdadeira riqueza local: minérios. Dos sempre úteis chumbo e ferro à prata e ametista que tantos buscam, Orgothorax é a maior concentração de minas do império do norte. Operações de mineração alcançam escalas enormes:  aquedutos e represas são construídos para lavar o solo macio, expondo a rocha abaixo; encostas são escavadas para que os túneis sejam inundados, desmoronando em morros de pedregulhos a serem filtrados atrás do minério.

Para compensar as dificuldades e perigos sob a terra, empregam engenhos movidos pela água, vento e thoratus, os grandes tatus locais que são para anões o que cães são para humanos.

     Os metais, junto com madeira e outros, sustentam a outra riqueza local: artesanato. Desde couraças de linho e arneses de placa a brinquedos e engenhos de madeira, não há profissão mais respeitável entre os thorakitai do que ser um artesão. Isso faz com que a raça como um todo se identifique mais com Ourgos, o deus do trabalho, do que outros deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário