domingo, 12 de agosto de 2018

Avenida Imperial

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b3/Joachim_Beuckelaer_-_March%C3%A9_avec_l%27Ecce_Homo_vers_1561.jpg/640px-Joachim_Beuckelaer_-_March%C3%A9_avec_l%27Ecce_Homo_vers_1561.jpg

A avenida principal é a artéria municipal, sem a qual Noster não funciona. Com cem metros de largura e cinco quilômetros de extensão, é iluminada à noite por grandes faróis divinos mantidos pelo poder de Diveus. São cerca de uma dúzia, todos altos como as torres de catedrais. A base desses faróis acomodam capelas sempre fartas com sacrifícios dedicados ao deus-sol, intocados, pois nem ladrões desesperados acham uma boa ideia roubar algo que é de direito do deus da justiça. Os faróis também são usados pela milícia como postos de vigia.

Dezenas de milhares de tendas, barracas, estandes, vendedores ambulantes, carroças e lojas ao longo da avenida vendem tudo o que alguém possa precisar, de cerveja, capivaras vivas, ervas medicinais e pão trazidos de uma vila próxima até pólvora, escravos, chocolate e marfim vindo do outro lado do continente. Alguns desses estabelecimentos ficam abertos dia e noite. Atrações como lutas de rua, teatros improvisados, dançarinas, profetas e shows de magia complementam as atrações da avenida que na prática serve de mercado público. Cheiros que vão de bosta de cavalo a incenso de jasmim podem ser sentidos simultaneamente. Mendigos dão passagem às comitivas de nobres. A milícia têm grandes dificuldades para manter o acesso para as pessoas, veículos e até caravanas que passam por aqui todos os dias. Em meio às multidões e barulho, sempre pode-se encontrar um ou outro ladrão. Tudo é um caos levemente mantido sob controle, sempre a ponto de transbordar. Centenas de eventos acontecem a cada segundo, e ninguém consegue ficar sabendo de tudo o que houve em um único dia, apesar do mendicante com cheiro de ovo cozido ao seu lado jurar que sim, existe alguém...

A capital é cosmopolita, e em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que na Avenida Imperial; sultões turistas observam do topo de seus homens-elefantes; muitos nem prestam atenção nesse ou naquele golem abalmiano; já o piromante kosinbiano mascarado faz sucesso ao manejar bolas de fogo com os pés; os hipogrifos vigiando dos céus são costumeiros; lilins podem entrar nas tavernas sem causar muita estranheza; mas hobgoblins escarificados e seus animais podem ser alvo de represálias por parte de grupos de elfos bêbados e ressentidos com a vida; anões shardokans carregando gelo em cães gigantes quase atropelam silberines vindos de Myrjall que vendem pequenos altares; umóks se encantam com as onças à venda.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Rubens-roman-triumph.jpgDe vez em quando, um nobre, senador ou o próprio imperador patrocina uma procissão triunfal: cavaleiros portando lanças envoltas em louros e penas rubras, escoltando um vagão com uma maquete mecânica da vitória, pequenos soldados de madeira fugindo da carga fulminante da cavalaria de prata. A retaguarda traz os prisioneiros, selecionados e mais bem vestidos do que a multidão, pernas acorrentadas e portando armas tortas. Pães são distribuídos a todos, angariando apoio popular ao responsável.

Muitos prédios importantes para o funcionamento da cidade ficam ao longo da avenida: dezenas de guildas, desde a sede decrépita dos estivadores à sinistra torre negra dos necromantes oficiais, do estábulo de vários andares dos criadores de cavalos à sede subterrânea dos caçadores de ratos e amebas gigantes; os escritórios dos magistrados municipais, cada um responsável por um distrito e um séquito de submagistrados, fiscais e inspetores, que por sua vez tentam organizar uma burocracia municipal labiríntica; mistos de tribunal e templo de Diveus permitem que qualquer um assista os julgamentos; e cada um dos outros deuses têm meia dúzia de templos diferentes na avenida, alguns competindo com os demais em popularidade, doações e sacrifícios, chegando ao extremo das escaramuças entre os templos de Camulus. Para quem está disposto a se arriscar, numerosos becos e fundos de lojas oferecem produtos de origem questionável ou simplesmente proibidos à maioria: narcóticos, ovos de hipogrifo e venenos são algumas das opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário