quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Ducado Reévy


 
      O ducado Reévy é um exemplo da paz e desenvolvimento que existe em Ametís, o núcleo da civilização nortenha. E as desvantagens consequentes. Com as Cristas da Mandíbula ao sudoeste, a cordilheira ao noroeste e o rio Iara ao sudeste, o ducado tem fronteiras fortificadas e não corre risco nem de perder terras para intrigas de ducados vizinhos.


     O mais curioso neste ducado é como existe apenas uma cidade digna de nota, mas tão desenvolvida a ponto de parecer desproporcional: Navarro. Ela fica nas margens do rio Iara, e reúne um décimo dos 500.000 habitantes do feudo: isso inclui toda a aristocracia, que prefere delegar a administração de seus feudos aos castelões para competir entre si na forma de intrigas, obra-primas produzidas pelos artesões que patrocinam, justas e combates com feras exóticas nas arenas.

     A cidade é formada por anéis concentricos que refletem os laços de vassalagem: o palácio ducal forma o centro, rodeado pelos casarões dos marqueses, seguidos pelos condes até os lares dos viscondes na parte exterior. O grosso da população vive fora desses anéis, dominados pelos guardas e leis particulares de cada nobre.



     A rotina urbana é quebrada e requebrada pelas festas, cerimônias, competições e anúncios de nobres tentando impressionar uns aos outros. Enquanto os templos luxuosos, mansões carentes de empregados e hospitais comunitários atraem peregrinos e imigrantes, os lordes vem tendo dificuldades em pagar os próprios excessos.

     Como resultado, estão vendendo mais e mais direitos seus como taxas e pedágios em pontes e portos, criando uma classe urbana atrás de mais benefícios e títulos feudais. Junto com os agiotas e emprestadores de dinheiro em geral, formam uma aristocracia secundária que atualmente gira ao redor dos lordes, bajulando para se banhar em poder e influência. Aos poucos, estão substituindo as famílias antigas. Resta saber se estas vão despertar de seus luxos e notar o que está acontecendo. E que espécie de reação vai decorrer do choque de estarem deixando de ser as estrelas em torno das quais os demais orbitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário