terça-feira, 14 de novembro de 2017

Asprotelmo Scriptorium





     A biblioteca imperial é um complexo acadêmico em torno de uma colunata em forma de ferradura. Em seu centro, um enorme claustro circular é coberto por diversas lonas sobrepostas, em forma de escama. Esta estrutura abriga um grande fosso central, toca do ancião Kyrios Hakutakuchartophylax. Fundador da biblioteca, ele é um dragão nanpuuniano que colecionou pergaminhos, códices e tomos durante um milênio. Sua coleção inclui os arquivos imperiais e textos amarantos, sendo o habitante nortenho mais qualificado a preservá-los. Este acervo pode ser consultado, mas apenas os servos de Kyrios podem adentrar o fosso e buscar algo. Estes os descendentes zitai do dragão, dotados de poderes arcanos e memória excelente.


Os supervisores entre os zitai são Zeno d'Tus, Callisimachus e Anytegea. Respectivamente, coordenam pesquisa, cópia e recuperação de documentos.


Kyrios Hakutakuchartophylax


     Por puro acúmulo de livros, há pouco espaço no fosso para um dragão, mas ele prefere ficar em forma humana do que se desfazer deles. Também assume esta forma em público, e boa parte da população não sabe que ele é um dragão ou até considera isso uma lenda em volta da longevidade dele, já ouvindo sobre o Sensei Kyrios de seus avôs. Atua como juiz no bairro nanpuuniano, onde os julgamentos são especialmente temidos, vindos de um ancião cuja biblioteca possui todo o acervo judicial nortenho. Apesar de seus cargos oficiais serem só os de juiz local e arquivista, sua presença centenária e memória prodigiosa o torna um dos alicerces sociais da cidade, e por extensão, do império. Sua fama e experiência sozinhas já constituem um precedente legal, mesmo que informalmente. Ele tem tido lapsos e devaneios nos últimos trinta anos, embora muitos neguem, seja por respeito, medo de senilidade, ou simplesmente confiarem mais na memória dele que nas próprias. Eles usam selos criptomânticos para restringir acesso aos diários pessoais de Kyrios, manuscritos guardando ideias e preocupações que ele teme esquecer. Os zitai também selam qualquer texto e registro de acesso restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário