sábado, 30 de setembro de 2017

Lega Groura


 

O Supremum Luxus atual é Khrax Romnus.


     Grória se contradiz em sua cultura, povo e geografia. Valorizam guerra e comércio, mas negam servir como mercenários. Seu povo sempre está preparado para lutar, mas nunca participaram de guerras notáveis. Sua geografia consiste de vales agradaveís e férteis, separados por elevações rochosas brutas e sombrias. Mas para um grouro, estes são fatos naturais e dignos de orgulho, tão complementares quanto o dia e a noite.

     A nação existe em um planalto rodeado por montanhas, subdividido em uma multitude de cânions curvos, onde se concentram plantações alimentadas por inúmeros riachos nascidos de fontes e cascatas das cordilheiras circundantes. Estes cursos d'água se acumulam ao sudeste, onde formam a Garganta do Titã, uma cortina de cataratas donde nasce o Rio do Fogo. A rocha local é quase toda constituídas de colunas poligonais de basalto e mármore, tão precisas e simétricas a sugerirem a ação de escultores ciclópicos. Cada cânion pertence a uma cidade-estado, as chamadas pólis. Apesar do nome, algumas são na realidade muitas vilas esparsas que se unem para se fazerem ouvir frente às pólis mais prósperas e urbanas.

       Grória produz grandes quantidades de trigo, amaranto, arroz, uvas, linho e olivas em campos de fertilidade extraordinária. A maior parte do gado é constituído de ovelhas e cabras. As montanhas são ricas em ferro, cobre, ouro, estanho e zinco. Cavalos são um luxo valorizado apenas em algumas pólis. Para o império do norte e Nanpuu, exportam ferro, arroz, vinho e azeite, assim como artesanatos de bronze, desde estátuas a armaduras valorizadas por quem enfrenta orcs. Enquanto artesãos élficos e anões se esmeram em fazer itens duradouros e excelentes, grouros fabricam grandes quantidades com bom custo-benefício.

     Lega Groura é uma democracia militar. Todo cidadão adulto pode votar, mas o valor do voto é multiplicado pelo número de batalhas em que alguém lutou e pelo menos três grouros testemunharam de acordo. Os dois partidos, civitas e praetus, consistem de grupos de guerreiros que reconhecem as batalhas uns dos outros. Os votos acumulados nestas facções são mais decisivos do que diversas pólis juntas. O guerreiro mais experiente e portanto, com voto mais valioso dos civitas e dos praetus é nomeado cônsul, tendo igual poder sobre questões como decidir campanhas, intermediar disputas entre pólis, organizar as competições nacionais e exilíos. Para impedir que toda Grória fique paralisada por uma divergência entre os cônsuls, existe o Supremo Lux: o juiz supremo, um veterano reconhecido e respeitado por ambas as facções, geralmente o guerreiro com mais batalhas reconhecidas em toda Grória. Espera-se que o Lux se abstenha de votar em quase todas as questões, manifestando a sua opinião apenas quando um desempate é necessário.


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/Br%C3%B6stharnesk_av_f%C3%B6rgylld_bleckpl%C3%A5t%2C_1700-talets_slut_-_Livrustkammaren_-_107076.tif/lossy-page1-350px-Br%C3%B6stharnesk_av_f%C3%B6rgylld_bleckpl%C3%A5t%2C_1700-talets_slut_-_Livrustkammaren_-_107076.tif.jpg





    A necessidade de lutar para ser valorizado e manter a posição política torna esse sistema competitivo e eficaz em manter os promachoi. Estes são um grupo de veteranos bem equipados com as melhores armas e armaduras de bronze grouro.








Um guerreiro grouro vale por dez pessoas...

Dentro e fora do combate.

-Expressão local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário