sexta-feira, 30 de março de 2018

Palpaleos, deus dos viajantes

Não se contente em ficar

Busque o que desejar

 

Deus dos viajantes, comércio e exploradores.
Nomes e Epítetos: Utu, Rei dos Pássaros, o Arauto Celeste, Grande Cometa
Tendência: N Domínios: Ambition, City e Solidarity.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8a/DnD_Hippogriff.png/675px-DnD_Hippogriff.png
Símbolo: Hipogrifo.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f1/Chauss%C3%A9e_Marie-Th%C3%A9r%C3%A8se.1.JPG/640px-Chauss%C3%A9e_Marie-Th%C3%A9r%C3%A8se.1.JPG     Se você acha que vai encarar dificuldades para chegar ao seu destino, é bom contar com Palpaleos. Esse deus favorece os viajantes, não importa para onde vão, porque querem chegar lá, ou qual o caminho que tomem. E como comércio depende de viagens e trocas, Palpaleos acaba por ser o deus que governa as relações comerciais. As bocas alheias dizem que as estradas imperiais são quase santuários sagrados para o deus das viagens, pois são artérias nacionais, por onde pessoas, mercadorias, idéias são trocadas, mantendo a coesão social, política e econômica do império do norte. Ordens de cavalaria sagrada, nômades perpétuos, se dedicam a patrulhar as estradas, igualmente versadas em diplomacia e espada. Também servem como um serviço de correios, levando mensagens e encomendas império afora. As estradas são tão importantes que o culto organiza fiéis em grupos que vistoriam e consertam as vias imperiais

     Outro aspecto importante do deus e seu culto é que servos de Palpaleos sabem os rituais e sacrifícios adequados para acessar a malha de ley; como transformar emoções em itens oníricos para viagens através da malha; e como guiar os viajantes até o seu objetivo, por exemplo, um grupo de aventureiros buscando resgatar a alma de um companheiro morto.

     Templos de Palpaleos possuem marcos de pedra com ilustrações indicando comunidades e distâncias locais. Também vendem mapas precisos e atualizados. Mas a grande contribuição do culto são os cofres sagrados: uma forma de capela divina criada pelo culto de Palpaleos seguindo instruções de seu deus, visando estimular o comércio e eliminar os riscos e dificuldades de carregar grandes quantidades de metais preciosos. Praticamente todos os mercados regionais e cidades nortenhas possuem um. Qualquer pessoa pode armazenar um valor minímo de uma moeda de ouro ali, e receber do sacerdote guardião uma ou mais notas de débito com o valor correspondente. Esta mesma nota é aceita em todos os outros cofres sagrados, onde o detentor pode retirar um certo valor e deduzí-lo da nota. Viajantes, peregrinos e comerciantes podem assim viajar pelo império inteiro sem despertar suspeitas ou atrair bandidos na estrada, podendo carregar apenas um papel ao invés de quilos de moedas. Cada uma destas transações inclui uma taxa (que o culto gosta de chamar de "doação compulsória"), geralmente cinco por cento do valor envolvido. Existem diversas medidas para tornar o sistema confiáel: as notas iluminuras com padrões intrincados e pigmentos raros, assim como uma mescla de várias fibras; trancas e armadilhas no cofre; guardas, que podem incluir um campeão de Palpaleos em grandes mercados. Mas a garantia definitiva são as maldições divinas que aumentam em número e poder conforme o valor acumulado no respectivo cofre. Mesmo alguém que consiga passar pelo sacerdote guardião, seus guarda-costas e as trancas subitamente descobre que se tornou incapaz de correr; ler mapas; que cavalos não o aceitam mais; ou que perdeu o senso de direção.


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/57/Cumulus_Clouds_over_Yellow_Prairie2.jpg/640px-Cumulus_Clouds_over_Yellow_Prairie2.jpg     O deus em pessoa assume a forma de um hipogrifo majestoso de pelo e penas brancas. Quando corre ou voa, gera correntes de vento que podem ajudar navios ou virar furacões. Nenhuma criatura é tão rápida: as bocas alheias dizem que Palpaleos cruza montanhas com um passo, atravessa oceanos com um bater de asas, compete com raios sem dificuldades. Quando ganha velocidade, a sua crista, rabo e penas se extendem como flâmulas, dando a impressão de uma cauda de cometa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário